Famílias em situação de vulnerabilidade social em Sinop estão recebendo kits de energia solar para melhorar as condições de vida. A entrega faz parte do projeto “Luz no Ninho”, que facilita o acesso à energia elétrica.
No total, 15 famílias de diferentes bairros foram selecionadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para participar do projeto. “Nós já acompanhamos essas famílias regularmente e conhecemos suas necessidades. Com isso, pudemos selecionar as mais vulneráveis e ajudar o Senai a instalar os kits”, explicou Fernanda Cazella, coordenadora do CRAS Menino Jesus.

Os kits de energia solar incluem uma placa solar de 5 volts, um controlador de carga, um banco de baterias, um interruptor e uma lâmpada LED de 10W.
Uma das beneficiadas, Vandeilda Ana da Silva, disse que com as placas solares terá uma redução significativa no custo da energia. “Antes, a luz não era suficiente porque a conta era muito alta, mas agora, com a placa solar e a lâmpada mais clara, tudo ficou melhor”, afirmou a dona de casa.
O “Luz no Ninho” é uma parceria entre a Assistência Social e o Senai, por meio da equipe de robótica do Senai em Sinop, a Canintech. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação.





