Lideranças políticas do Partido Liberal em Mato Grosso manifestaram descontentamento com a filiação do prefeito Roberto Dorner ao partido, anunciada pelo presidente nacional do partido, Waldemar Costa Neto, nesta quarta-feira (20), em Brasília.
A filiação de Dorner era especulada desde janeiro deste ano, mesmo com Rosana Martinelli, líder do PL em Sinop, anunciando que o partido é oposição à gestão atual, com candidatura própria.
A resistência à filiação de Dorner ficou evidente, com o deputado estadual Gilberto Catani, em rede social, citando o vídeo de uma moradora idosa chorando e pedindo ao ex-presidente Bolsonaro que se opusesse à filiação de Dorner, enfatizando que não se deve julgar Bolsonaro por rumores.
Mas, o advogado André Maximino, também do diretório do partido, gravou um vídeo anunciando sua saída do PL. Representantes da direita em Sinop também se manifestaram contra a filiação de Dorner.
O PL Sinop anunciou três pré-candidatos para as eleições de agosto: Dalton Martini, Rosana Martinelli e Mirtes Grotta.
A filiação do empresário Dalton Martini, vice-prefeito de Sinop, em outubro do ano passado, aconteceu durante encontro regional do partido que contou com a presença de Valdemar Costa Neto, líder nacional do partido. Na ocasião, ao ser questionado sobre o lançamento da candidatura do partido em Sinop, Costa Neto afirmou que quem manda é a Rosana. Dalton Martini e a empresária Mirtes Grotta, que recentemente se filiou ao partido, anunciaram oposição à atual gestão .
Dorner diz que aceita conversar com a ex-prefeita Rosana Martinelli e o vice-prefeito Dalton Martini, que fazem oposição a sua gestão. ‘Se eles quiserem compor a gente aceita, apesar de tudo… Estou aberto ao diálogo’, disse conforme publicação do site Só Notícias. Em suas redes sociais, ele também afirmou que aceitou o convite de Bolsonaro e está junto com o PL.
Por outro lado, os deputados federais Abilio Brunini, José Medeiros e Amália Barros, afirmaram que estiveram em reunião com Jair Bolsonaro após a filiação de Dorner com Waldemar Costa Neto, e que a pré-candidata do partido é Mirtes e que a decisão final será tomada pelo diretório local durante as convenções em julho.
O retorno de Dorner para Sinop ocorreu nesta quarta-feira (20).





