Durante uma audiência pública realizada em Guarantã do Norte nesta quinta-feira (09), o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), destacou a urgência de duplicar a BR-163 até Miritituba para impulsionar o desenvolvimento da região norte de Mato Grosso. “Vamos continuar firmes nessa luta pela duplicação da BR-163. Esse é um sonho que há muito tempo temos e que vai proporcionar não apenas mais segurança para todos que utilizam a rodovia, mas também facilitará o escoamento da produção do Estado e contribuirá para que nossa região continue se desenvolvendo ainda mais”, afirmou Dorner.
Mesmo participando remotamente, o prefeito de Sinop acompanhou as discussões por meio de uma videochamada com o senador Wellington Fagundes (PL). O senador reforçou a importância de prorrogar o contrato da concessionária para incluir as obras de duplicação da BR-163. “Estamos trabalhando na duplicação de Sinop, Guarantã, até Miritituba (PA). Já ficou bem definida a possibilidade da prorrogação do contrato da concessionária para que possamos incluir também as obras de duplicação”, disse Fagundes durante a ligação.

Durante o encontro, a concessionária Via Brasil, responsável pela administração do trecho da rodovia, propôs estender o contrato de concessão por mais 25 anos, a partir de 2031. Sob os novos termos do contrato, está prevista a duplicação de 245 km da BR-163, com a instalação de faixas adicionais, acessos aos portos e equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento e radares.
A proposta da Via Brasil está sendo avaliada pelo Ministério dos Transportes.