A Defensoria Pública de Mato Grosso (DP-MT) entrou com uma ação pública nesta segunda-feira (6) por danos morais, no valor de R$ 10 milhões, contra a empresa Gol Linhas Aéreas após a morte do cachorro chamado Joca durante um voo da companhia. O golden retriever deveria ser levado de São Paulo para Sinop, mas foi enviado por engano para Fortaleza.
A DP-MT também está exigindo suspensão de todo o transporte de animais pela Gollog, por prazo indeterminado. Segundo a defensoria, o valor pedido na ação justifica para deixar claro que casos como esse não serão tolerados e para pressionar por medidas que evitem que isso aconteça novamente.

Por meio de nota, a Gol afirmou que foi surpreendida pela morte de Joca porque ele teria recebido cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, a morte aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos.
A morte de Joca causou manifestações em diversos aeroportos do pais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) iniciou uma consulta pública para melhorar as regras de transporte aéreo de animais.