Durante a abertura da Norte Show em Sinop, nesta terça-feira (16), o governador Mauro Mendes anunciou que terá uma reunião com representantes de grandes empresas compradoras de grãos para discutir a moratória da soja. O anúncio do governador ocorre após a preocupação de produtores rurais que afirmam ter agido dentro da legalidade, mas não poderão vender grãos de soja cultivada em áreas desmatadas na Amazônia após 2008.
“Em breve teremos novidades. Estamos conversando, dialogando, mas eu já disse claramente lá atrás, se não houver uma flexibilização dessas regras, o Governo vai endurecer também no tratamento e na relação com essas empresas”, destacou Mauro.
Seguindo o anúncio do governador, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, reforçou a posição contrária às restrições impostas aos produtores que agiram dentro da legalidade.
“O governador demonstrou aqui na coletiva dele que ele não pode concordar com ilegalidade. Ele mesmo disse que o pau que bate em Chico bate em Francisco. Então nós não podemos tolerar que empresas ajam em desconformidade com o código florestal brasileiro, impedindo que o produtor exerça o seu direito de explorar em áreas desflorestáveis legalmente”.
A moratória da soja tem sido alvo de discussão pelo Sindicato Rural de Sinop, que busca soluções e mudanças definidas. O acordo visa combater o desmatamento na Amazônia relacionado à expansão da produção de soja e incentivar uma produção mais sustentável.