Um bebê de um ano, Antony Gael Rodrigues Maran, morreu na noite desta segunda-feira (5) após se engasgar com pipoca em Sorriso, a 85 km de Sinop. O acidente ocorreu por volta das 20h no Conjunto Habitacional São Domingos.
De acordo com o pai da criança, o bebê estava sob os cuidados da mãe e de uma tia quando se engasgou. As tentativas da família para desengasgá-lo não foram bem-sucedidas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Segundo a enfermeira, que atendeu a ocorrência, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória no local. As equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros realizaram manobras de reanimação por cerca de uma hora, incluindo massagem cardíaca e uso de desfibrilador, no entanto, sem sucesso.
A criança ainda foi levada ao Hospital Regional de Sorriso, mas chegou sem vida. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Nota de Contexto: A Sociedade Brasileira de Pediatria desaconselha totalmente o oferecimento de alimentos de risco de aspiração, como pipoca, balas, uvas inteiras e amendoim, para crianças menores de 4 anos, devido ao tamanho das vias aéreas e à imaturidade da coordenação entre mastigação e deglutição.





