O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado pela Prefeitura, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin). O material reúne dados e análises sobre o cenário educacional da região e tem como objetivo fortalecer a proposta de emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município.
A entrega foi feita na sexta-feira (19) por representantes da Unesin. O relatório aponta que Sinop possui estrutura e importância regional suficientes para sediar uma universidade federal autônoma, destacando o papel do município como polo educacional no norte de Mato Grosso.
Segundo a prefeitura, o documento é resultado de um trabalho conjunto entre instituições públicas e entidades da sociedade civil, com foco no desenvolvimento educacional, econômico e social da região.
Durante a reunião, o prefeito reafirmou apoio à proposta de emancipação do campus e à ampliação do ensino superior público. Também participaram do encontro representantes da administração municipal.
A criação de uma universidade federal em Sinop é uma demanda antiga. Em 2021, o tema já havia sido discutido em um evento com autoridades federais. Em 2025, foi criado um comitê para organizar a mobilização, que elaborou um manifesto encaminhado ao Governo Federal e à bancada de Mato Grosso.
Com o novo relatório, a articulação ganha base técnica para avançar nas discussões e buscar apoio político para a criação de uma instituição federal independente na região.





