Durante o evento “Carne & Prosa”, a Acrinorte e o Sindicato Rural fizeram o lançamento comercial da Norte Show 2026. Na ocasião, a União das Entidades de Sinop (UNESIN) apresentou o PRÊMIO UNESIN – EXCELÊNCIAS CIENTÍFICAS, que tem como objetivo reconhecer os talentos que transformam Sinop por meio do conhecimento.
O prêmio é resultado do desejo da UNESIN de divulgar, enaltecer e fomentar as pesquisas e os pesquisadores do município, que muitas vezes permanecem restritos a publicações específicas e ao universo acadêmico. A iniciativa busca mostrar à sociedade a importância desses profissionais para o desenvolvimento e crescimento da cidade, assim como para setores inteiros da economia local.

Serão celebrados os melhores trabalhos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos entre 2024 e 2025 por instituições sediadas em Sinop-MT. No total, serão entregues 14 troféus, sendo treze premiações distribuídas em três grandes categorias: Pesquisa Científica, Extensão Acadêmica e Inovação e Tecnologia. Os finalistas receberão certificado de honra ao mérito, e o maior destaque levará o prêmio máximo, o Troféu Munefumi Matsubara.

“A ideia é valorizar iniciativas que promovem o avanço científico, tecnológico e social do município. O senhor Munefumi Matsubara era um pesquisador nato, pioneiro na região e na pesquisa agropecuária, e teve papel importantíssimo na viabilidade do plantio de soja na região. Por isso, prestamos essa homenagem”, explicou Amadeu Rampazzo Júnior, presidente da Comissão Organizadora do Prêmio.
As inscrições estarão abertas de 14 de novembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação ocorrerá em 21 de abril de 2026, durante a Norte Show 2026. As inscrições podem ser realizadas por meio do link:
https://www.even3.com.br/premio-unesin-excelencias-academicas-2026-650893
“A UNESIN agradece à Norte Show por esta parceria. Afinal, mais do que um reconhecimento, o Prêmio UNESIN é um estímulo à inovação e à construção de um futuro melhor por meio da ciência”, finalizou o presidente da UNESIN, Cleyton Laurindo, convidando a sociedade a participar do PRÊMIO UNESIN – EXCELÊNCIAS CIENTÍFICAS 2026.





