A diretoria da Águas de Sinop se reuniu com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso nos dias 5 e 11 de novembro, em encontros com os promotores Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto e Guilherme Ignacio de Oliveira, das 3ª e 4ª Promotorias de Justiça Cível da Comarca de Sinop.
O objetivo foi apresentar o Plano de Obras e Investimentos 2025, que mostra o andamento da expansão do sistema de esgoto da cidade e as medidas adotadas para garantir transparência e segurança na execução do cronograma.
Segundo a concessionária, 87,9% das ações previstas para 2025 já estão concluídas, com 72,1 quilômetros de redes de esgoto instalados. A principal entrega do período será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, em fase final de obra e com inauguração prevista até dezembro.
O novo sistema terá capacidade para tratar 100 litros por segundo, o equivalente a 100 piscinas olímpicas de esgoto tratado por mês, beneficiando mais de 40 mil moradores nesta primeira etapa.
As obras continuam avançando pelas principais avenidas da cidade — Tarumãs, Itaúbas, Guarantãs, Ingás, Ipês, André Maggi, Figueiras, Embaúbas, Dom Henrique e Acácias — além de ruas complementares como Caviúnas, Tamareiras, Marfins, Margaridas e Eucaliptos.
O plano também prevê 82 quilômetros de novas redes e 13 quilômetros de interceptores, que vão conectar toda a estrutura à nova ETE.
Durante a apresentação ao MPMT, a concessionária detalhou os mecanismos de fiscalização, realizados junto à AGER Sinop, e os controles de qualidade aplicados nas frentes de trabalho, incluindo notificações imediatas e correção rápida de eventuais irregularidades.
A empresa reforçou ainda o compromisso de manter diálogo constante com os órgãos de controle.
O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, disse que a reunião reforça a relação de confiança entre as instituições.
“Temos um compromisso claro com a cidade e com a transparência. Apresentar o cronograma ao Ministério Público reforça nossa postura de diálogo e responsabilidade. Sinop está prestes a dar um salto na cobertura de esgoto, o que significa mais saúde pública, valorização urbana e sustentabilidade para as próximas gerações”, afirmou.
Além das obras, a Águas de Sinop apresentou ao MP as ações de comunicação com a população — campanhas em rádio e TV, visitas porta a porta, integração com Waze e Google Maps para sinalizar as frentes de trabalho e boletins semanais sobre o avanço do cronograma.
Com o ritmo atual, a concessionária projeta alcançar 40% de cobertura de esgoto até o fim de 2025 e 98% até 2032, acompanhando o crescimento urbano e aproximando Sinop da universalização do saneamento.





