O soldado brasileiro Jackson Aurélio Lourenço do Rosário, de Cáceres, conhecido como “Pantaneiro”, morreu durante um bombardeio na guerra entre Ucrânia e Rússia. Ele estava desaparecido desde o mês passado e teve a morte confirmada no sábado (13) por integrantes da unidade ucraniana onde combatia.
O militar já havia servido ao Exército Brasileiro em Cáceres antes de se voluntariar para lutar pela Ucrânia.
O Itamaraty informou que acompanha o caso.
Um colega de batalhão, o soldado Arisson Benevides, contou que o brasileiro havia chegado recentemente ao país, passou por treinamentos e foi enviado para uma missão considerada de alto risco. Segundo ele, o voluntário enviou mensagens nos primeiros dias, mas depois a comunicação só ocorria por intermédio de militares ucranianos.
Ainda de acordo com Arisson, o avanço das tropas russas observado em mapas em tempo real aumentava a preocupação com a situação do combatente. “Estava com medo de ele morrer porque vi no mapa que os russos tinham avançado mais de quatro quilômetros de onde estava a trincheira. Ali já era impossível ele estar vivo”, disse.
O colega relatou também que a região de Donetsk, onde o brasileiro atuava, foi alvo de intenso bombardeio, evacuada e praticamente perdida pelas forças ucranianas.
Em nota, a Prefeitura de Cáceres manifestou pesar pela morte do voluntário.