A Águas de Sinop iniciou esta semana uma operação de manutenção preventiva dos reservatórios de água tratada do município. A ação, conduzida por mergulhadores de uma empresa especializada em atividades subaquáticas, utiliza uma técnica inovadora que dispensa o esvaziamento dos tanques e o fechamento das entradas e saídas de água.
O processo, semelhante à limpeza de piscinas, envolve a aspiração do material sedimentado diretamente pelos mergulhadores, que operam equipamentos especializados para garantir a eficácia da limpeza. “Adotamos essa técnica para realizar a limpeza dos nossos grandes reservatórios sem interromper o abastecimento de água para a população. Com os mergulhadores, conseguimos executar o serviço de forma rápida, segura e eficiente, mantendo os reservatórios em plena capacidade operacional”, explicou o diretor-presidente da Águas de Sinop, André Bicca.
Os mergulhadores utilizam trajes especiais hermeticamente fechados sobre macacões térmicos de Neoprene e máscaras full face equipadas com câmeras de vídeo, lanternas e microfones. Um supervisor monitora toda a operação do lado de fora do reservatório, ajustando conforme necessário para garantir o serviço.





