Vitória Costa de Jesus, uma bebê de apenas 1 ano de idade, enfrentou uma cirurgia pioneira no Brasil para tratar condições ortopédicas extremamente raras. Nascida com um “pé em espelho” e pé torto congênito, Vitória é possivelmente única no mundo a apresentar essa combinação de condições. A cirurgia, realizada no Hospital Estadual Santa Casa em Cuiabá, na quarta-feira (01), foi conduzida pelo cirurgião Miguel Aprelino Alito, e durou aproximadamente três horas.
“A cirurgia é feita justamente para consertar a pisada dessa menina e melhorar a qualidade de vida dela”, relatou o cirurgião Miguel Aprelino Alito.

Além da cirurgia para amputar parte do pé e remover três dedos extras, Vitória precisará usar um aparelho de fixação externa por três meses para manter a correção do pé torto e auxiliar na recuperação pós-operatória.
A mãe da criança, Priscila Costa de Jesus, disse que o pé era o único problema que Vitória tinha e espera vê-la logo correndo pela casa.

“Nunca estive tão feliz, foi muita luta para ela conseguir fazer a cirurgia. Será uma vida nova para mim e para ela. O pé era o único problema que Vitória tinha. Espero logo vê-la correndo pela casa”, relatou.
Antes da cirurgia, nenhum caso semelhante havia sido relatado no mundo. A plataforma de artigos científicos ScienceDirect mostra apenas 118 casos de pé em espelho em todo o mundo, sem associação com o pé torto congênito.
A complexidade e raridade do caso deverá se tornar uma publicação científica.





