Vereador questiona direção da APAE de Sinop por mudança no transporte escolar

Ônibus da APAE adotam rotatividade para atender alunos (foto: Bom Dia MT)
Espaço Patrocinado

O vereador Elbio Volkweis (Patriotas) questionou as decisões tomadas pela direção da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Sinop em relação à mudança no transporte escolar e à adoção de rotatividade de aulas.

Na última semana, a diretora Regina Gonzalez informou que o aumento no número de assistidos pela APAE sobrecarregou as rotas escolares. Como solução temporária, os alunos agora estão indo para a escola apenas três vezes por semana.

(foto: Bom Dia MT)

No entanto, segundo o parlamentar, em reunião com a direção da APAE, não houve aumento de assistidos pela instituição, e a redução do transporte escolar ocorreu após a mudança de endereço de alunos para o Residencial Nico Baracat. “Até o ano passado, era todo dia, é a mesma quantidade de alunos. O ano passado passava a pegar todos os alunos. E hoje, por quase 13 alunos, então, estão passando a pegar só dois dias por semana.”,

vereador Elbio Volkweis (Patriotas) questiona mudanças na APAE de Sinop (foto: Ademir Inacio Specht)

“Isso está errado. A APAE nunca passou por isso, agora vamos começar a passar por isso? Então, eu acho que vamos parar um pouco de investir certas coisas dentro da APAE e vão cuidar mais dessas pessoas que precisam dessa APAE”, criticou.

O vereador anunciou que pretende se reunir diretamente com a presidente da APAE, Dirce Maria Zortea, para discutir as medidas adotadas. “Eu vou conversar com a presidente direto. Então, eu acho que está tendo uma falha. Vamos tentar se organizar e estamos aqui para ajudar. Está certo?”, disse o vereador.

Salas vazias:

Em vídeo divulgado nas redes sociais, salas de aula da instituição aparecem vazias. Keila Farias, mãe de um aluno que frequenta a APAE de Sinop há 16 anos, comentou sobre a situação: “Nunca teve essa conversa de cortar o ônibus, teve vezes mais precárias, nunca foi falada, e depois que mudou a diretora, vem correndo umas mudanças.”

Vídeo gravado por mãe mostra salas vazias na APAE de Sinop (reprodução)

A mãe disse ainda que a comunicação com a direção da Apae ficou dificultada, com o grupo de WhatsApp entre pais e direção silenciado. “Se um ônibus quebra, as monitoras não podem atender os telefones. No meu caso, eu posso levar até o ponto, eu levo, mas tem pais que não conseguem, tem pais que já são velhinhos, que não conseguem, tem pontos que não têm cobertura, as crianças ficam expostas na chuva”, explicou

A reportagem tentou contato por telefone com a diretora, Regina Gonzalez, mas não obteve sucesso.