Uniforme padronizado em escolas da rede pública de MT passa a ser obrigatório

Kits escolares dos estudantes da rede estadual — Foto: Harleid Claiton/ Seduc-MT
Espaço Patrocinado

O uso de uniformes padronizados foi estabelecido como obrigatório em todas as escolas públicas estaduais de Mato Grosso, conforme portaria assinada pelo secretário Estadual de Educação, Alan Resende Porto, e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (29).

Segundo a portaria, o estudante deve estar uniformizado para ter acesso às dependências da escola durante o horário de aula e para realizar atividades curriculares e extracurriculares. Exceção é feita para o tênis, que pode ser substituído por outro calçado.

Aqueles que, por razões religiosas, não puderem usar alguma peça do uniforme, têm a opção de solicitar autorização para fazer alterações nas vestimentas.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) esclareceu que a portaria precede a lei e que, quando aprovada, a lei é que passará a vigorar. O investimento do estado na aquisição dos uniformes para o ano letivo de 2024 foi de R$ 100 milhões, incluindo mochila, tênis, meias brancas, camisetas, bermudas, agasalho completo (para inverno) e calça jeans para o ensino médio.

A medida visa a padronização e a identificação dos alunos, além de promover um ambiente escolar mais organizado e igualitário.