A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) realizaram hoje a Operação Sierra Hotel, com 10 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. A ação visa desmantelar um esquema de empresas suspeitas de financiar o tráfico de drogas.
Empresas em Primavera do Leste, Cuiabá e Várzea Grande, MT, estão sob investigação por intermediar negociações ilícitas, envolvendo pessoas físicas e jurídicas de várias regiões do país, para o financiamento do tráfico de drogas.
As investigações começaram em junho de 2021, no Rio de Janeiro, após a prisão de três indivíduos transportando 470 tabletes de maconha e transações financeiras milionárias em empresas ligadas aos traficantes.

O esquema incluía a criação de empresas “de fachada” em Mato Grosso, sem existência física real, emitindo notas fiscais fictícias. “Laranjas” eram usados para operar as empresas ocultamente.
Nomeada Sierra Hotel, a operação alude às iniciais do mentor do esquema, que usava “laranjas” nas empresas criadas em nome de terceiros, mas operadas por ele.





