Um coronel do Exército Brasileiro foi preso nesta segunda-feira (15) sob suspeita de financiar o assassinato do advogado Roberto Zampieri, de 57 anos, ocorrido em Cuiabá em 5 de dezembro do ano passado. O coronel, identificado como Etevaldo Luiz Cacadini de Vargas, foi detido pela Polícia Civil em Belo Horizonte, Minas Gerais.
De acordo com o delegado Nilson Farias da Polícia Civil de Mato Grosso, equipes foram até a capital mineira para cumprir mandados de busca e apreensão, além de prisão temporária contra o coronel. O inquérito pode ser concluído após a prisão do suspeito.

Este é o quarto suspeito preso relacionado à morte de Roberto. O executor dos disparos, o intermediário na contratação do atirador e a suposta mandante do crime também foram detidos em Minas Gerais.
Roberto Zampieri foi morto com 10 tiros dentro de seu carro em frente ao escritório em Cuiabá. Uma câmera de segurança registrou o ataque, no qual um homem de boné disparou pelo vidro do passageiro e fugiu. Apesar de possuir um veículo blindado, a vítima não resistiu aos ferimentos.

O suspeito de efetuar os disparos foi preso no dia 20 de dezembro em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, após confessar o crime. O atirador vigiou a vítima por 30 dias antes do homicídio.

O intermediário, que contratou o atirador por R$ 40 mil, foi preso dois dias depois em Belo Horizonte. A polícia confirmou que ele forneceu uma pistola registrada em seu nome para o executor. A mandante do crime, a empresária Maria Angélica Caixeta Gontijo, foi presa em Patos de Minas.

Maria Angélica, suspeita de ordenar o assassinato devido a uma disputa judicial pela posse de uma fazenda de 20 mil hectares em Ribeirão Cascalheira (MT), negou envolvimento no crime. Ela estava em Cuiabá no dia do assassinato, segundo a polícia.
Os três suspeitos foram transferidos para Cuiabá em 23 de dezembro e passaram por audiência de custódia em Minas Gerais, com autorização para serem levados para Mato Grosso. Eles foram encaminhados à Penitenciária Central do Estado e à Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, em Cuiabá.





