Mato Grosso entrega primeiro trecho de ferrovia estadual

Terminal e primeiros trechos da Ferrovia Estadual são entregues em MT — Foto: Wellington Nascimento/TVCA
Espaço Patrocinado

Mato Grosso inaugurou, no sábado (20), os primeiros 162 km da sua primeira ferrovia estadual, além de um terminal ferroviário em Dom Aquino, na região sudeste. A obra teve investimento privado de R$ 5 bilhões.

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro dos Transportes, George Santoro.

A ferrovia, considerada a maior obra ferroviária em execução no Brasil, terá ao todo 740 km, ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 cidades e com um ramal até Cuiabá.

Com o novo terminal em Dom Aquino, a distância média de transporte por caminhões até a ferrovia deve cair de cerca de 600 km para 150 km.

Segundo a concessionária responsável, a ferrovia deve aumentar o escoamento da produção agrícola, principalmente soja e milho, além de conectar o estado à malha ferroviária nacional, permitindo o envio de cargas ao Porto de Santos e a chegada de insumos ao estado.