Prêmio Unesin busca as principais pesquisas e inovações desenvolvidas em Sinop

(foto: Divulgação oficial da Unesin e Comissão Organizadora do Prêmio)
Espaço Patrocinado

Acadêmicos, pesquisadores e profissionais de Sinop têm até o dia 31 de janeiro para inscreverem seus trabalhos gratuitamente no Prêmio Unesin – Excelências Científicas 2026. A iniciativa, promovida pela União das Entidades de Sinop (Unesin), visa reconhecer e dar visibilidade a projetos científicos e de inovação desenvolvidos na cidade.

Serão premiados 14 trabalhos distribuídos em três categorias principais: Pesquisa (8 prêmios), Extensão (2 prêmios) e Inovação (3 prêmios). O melhor trabalho entre todos receberá o Troféu Munefumi Matsubara. Para participar, os projetos devem ter sido desenvolvidos ou apresentados entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2025, por instituições sediadas em Sinop.

“Sinop é uma cidade que se destaca na pesquisa e muita gente não tem ideia disso”, destacou Júlio Cesar Beltrame Benatti, diretor da Unemat Sinop, lembrando a forte presença acadêmica e de pesquisa no município, com instituições como UFMT, Unemat, Embrapa e Empaer.

As inscrições e o edital completo estão disponíveis no site da Even3. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21 de abril de 2026, durante a abertura da Norte Show.

Quem foi Munefumi Matsubara

O troféu máximo homenageia o pioneiro Munefumi Matsubara (1938-2019), um dos responsáveis por implantar a técnica de plantio direto da soja no norte de Mato Grosso. Ele investiu mais de US$ 1 milhão em pesquisas em sua fazenda em Sorriso para viabilizar a técnica que revolucionou a agricultura estadual. Idealista e defensor da união da sociedade, foi também um dos fundadores da Unesin, deixando um legado de perseverança e inovação.