Parque Florestal de Sinop será reaberto no dia 19 com novo formato de visitação

(foto: Suelen Barbosa)
Espaço Patrocinado

O Parque Natural Municipal Florestal de Sinop será reaberto na próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, com um novo formato de funcionamento. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A proposta é ampliar o uso do espaço para educação ambiental, turismo de contemplação nacional e internacional, visitas públicas e expedições científicas. O objetivo é conciliar lazer, pesquisa e preservação dentro das regras que regem a categoria “Parque Natural Municipal”.

A partir da reabertura, o local ficará aberto das 8h às 17h, sem interrupção para almoço, nas sextas, sábados e domingos, para o público em geral. Às segundas-feiras, o parque permanecerá fechado para limpeza e manutenção. Já nas terças, quartas e quintas-feiras, o acesso será restrito a visitas agendadas, voltadas para escolas, grupos turísticos e pesquisadores. Os agendamentos poderão ser feitos pelo WhatsApp (66) 9 9651-2891.

Parque Natural Florestal será aberto dia 19; veja como funcionará a visitação
(foto: Suelen Barbosa)

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Klayton Gonçalves, o novo formato busca atender com mais qualidade pesquisadores, fotógrafos e estudantes que utilizam o local para fins científicos e educativos.

“Essa é uma área de preservação ambiental intocável. Nós temos uma grande preciosidade em nossas mãos e precisamos preservá-la”, afirmou o secretário.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que as novas regras atendem à legislação municipal e reforçam o compromisso da Prefeitura com a conservação.

“É uma nova forma de funcionamento. O parque vai voltar a operar da forma correta e é importante que a população siga as orientações. Entre terça e quinta, as visitas serão agendadas; de sexta a domingo, abertas ao público. E não será permitida a entrada com alimentos, para proteger os animais”, explicou.

A professora Elaine Dione, da Universidade Federal de Mato Grosso, responsável pela supervisão da fauna do parque, alertou para os riscos de alimentar os animais com comidas domésticas.

“Essa prática pode transmitir doenças e alterar o comportamento dos animais silvestres. Já tivemos mortes de primatas aqui por conta dessa aproximação”, pontuou.

Durante a visitação, fiscais estarão na portaria para conferir bolsas e pertences, evitando a entrada de alimentos, rações ou qualquer material que possa afetar a fauna local.

O Parque Florestal é considerado um dos principais patrimônios naturais de Sinop, símbolo de convivência harmoniosa entre a cidade e o meio ambiente.