Uma equipe da Diretoria Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) realizou uma inspeção no rio Teles Pires, em Sinop, nesta segunda-feira (25), para averiguar denúncias de morte de peixes nas proximidades da usina hidrelétrica.
Durante a vistoria, os fiscais ambientais encontraram quatro peixes mortos, sendo três da espécie barbado e um cachorra. A equipe também mediu os parâmetros da água para análise e verificou a vala séptica onde a Companhia Energética Sinop depositou os peixes encontrados.
A SEMA informou que as informações coletadas serão analisadas para a adoção das providências cabíveis. O caso veio à tona após um pescador registrar imagens de peixes mortos no rio e divulgar os vídeos nas redes sociais.
Em novembro do ano passado, uma grande quantidade de peixes já havia sido encontrada morta no rio Teles Pires, nas regiões da praia do Cortado e da ponte da MT-220. Na época, a SEMA também realizou investigações, mas ainda não divulgou o laudo conclusivo sobre as causas da mortandade.
A secretaria não informou prazo para a conclusão da nova análise. A Companhia Energética Sinop ainda não se manifestou sobre o assunto.