O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) que todos os 41 medicamentos e itens do Farmácia Popular serão gratuitos. Antes, 39 produtos já eram oferecidos sem custo, mas agora a gratuidade foi ampliada para mais dois: a dapagliflozina, remédio para diabetes em casos associados a doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas, disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais, desde que comprovada a necessidade. Antes da medida, era necessário pagar uma taxa para esses itens.
Criado em 2004, o programa oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, Parkinson, entre outras. Atualmente, está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas, cobrindo 4.812 municípios (86% do país).
Entre os medicamentos disponíveis estão remédios para diabetes (como metformina e insulina), hipertensão (losartana e enalapril), asma (salbutamol), osteoporose (alendronato), anticoncepcionais hormonais e fraldas geriátricas para incontinência.
Para retirar os medicamentos ou fraldas, o paciente ou representante legal deve ir a uma farmácia credenciada com documento oficial com foto e CPF, além de uma receita médica válida (do SUS ou particular). No caso das fraldas geriátricas, é necessário apresentar laudo ou prescrição médica que comprove a necessidade.