O mutirão “Todos Contra a Dengue 2025” continua em Sinop e, nesta semana, as equipes seguem concentradas nos bairros Jardim das Primaveras e Parque das Araras. Após as fortes chuvas da semana passada, a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti aumentou, e a ação já resultou na eliminação de 153 criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A mobilização é realizada pelas secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente, que contam com a participação essencial dos moradores. Durante o mutirão, a orientação é para que as pessoas coloquem na calçada objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas e recipientes plásticos, para que os caminhões da Prefeitura façam a coleta. Além disso, agentes de endemias percorrem os bairros eliminando focos e aplicando larvicida.
Desde o início do ano, foram registrados 1.065 focos do mosquito em Sinop, com mais de 7.400 recipientes recolhidos e 3 mil visitas realizadas pelos agentes de endemias. Em média, dois possíveis criadouros foram encontrados por residência. Além disso, 21 caçambas de entulhos já foram recolhidas no mutirão, e mais de 10 mil locais vistoriados.
A ação seguirá nos próximos dias e deve chegar aos bairros Jardim das Violetas, Jardim das Oliveiras, Jardim Celeste e Jardim Botânico.