Maior cratéra da América do Sul pode virar Geoparque em MT e GO

Parte das montanhas de Araguainha, na área central da cratera — Foto: Rodinei Crescêncio/ RDNews
Espaço Patrocinado

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou que o Serviço Geológico do Brasil está realizando um levantamento detalhado na área do Domo de Araguainha, a maior cratera de impacto meteorítico do Brasil e da América do Sul. Localizada na divisa entre Mato Grosso (MT) e Goiás (GO), a cratera tem 40 quilômetros de diâmetro e é a 15ª maior do mundo.

O estudo vai ajudar a criar um inventário dos 15 geossítios, ou seja, áreas com formações naturais importantes para o estudo da Terra, que vão compor o futuro Geoparque Astroblema de Araguainha – Ponte Branca (GO/MT). A previsão é que a caracterização e delimitação dos principais pontos de interesse sejam concluídas até março, com o levantamento completo finalizado em maio. O mapa completo do patrimônio geológico da região deve ficar pronto até o final de 2025.

O Domo de Araguainha foi reconhecido pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) como um dos 100 locais geológicos mais importantes do mundo.

O Ministério Público Federal (MPF) acompanha o caso desde 2019, avaliando as ações de órgãos públicos para preservar a cratera. Além disso, o MPF investiga possíveis impactos socioambientais causados pela construção da rodovia estadual MT-100, que pode afetar a região central do Domo.

Espaço Patrocinado
veja também
Homem morre eletrocutado ao dedetizar cabine com ratos em MT
Prefeito Dorner visita Norte Show e acompanha estandes de empresas locais e visitantes
Cinco pessoas morrem em colisão entre carro e carreta na BR-163
Avião vinda do Peru com droga cai em MT após ser interceptado pela FAB
Mãe da bebê encontrada no lixo é presa em Cuiabá