O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu (Republicanos), marcou uma reunião de última hora nesta quinta-feira (15) com a Secretaria de Saúde, membros do governo municipal e a administração da UPA, após a unidade atingir 120% de ocupação.
A decisão de Paulinho foi tomada após uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela manhã, acompanhado da secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, e dos vereadores Moisés do Jardim do Ouro e Célio Garcia.
“Observamos um crescimento expressivo na demanda e na necessidade de internações para cirurgias. Reunimos as informações levantadas na visita e estamos trabalhando em soluções junto com as secretarias de Saúde, Finanças e Governo para resolver esses problemas o mais rápido possível”, disse Paulinho Abreu.
Atualmente, a UPA de Sinop enfrenta uma alta demanda por leitos de média e alta complexidade. Pacientes com doenças mais críticas não conseguem transferência para hospitais do estado e permanecem internados na unidade, gerando retenção e leitos lotados.
A secretária de Governo cobrou a participação do estado para suprir o problema da UPA, que atende também municípios da região norte do estado.
“Estamos mobilizando esforços para suprir as demandas imediatas da UPA, mas também é essencial que o Estado amplie os leitos hospitalares”, afirmou Faira Strapazzon.
A reunião convocada por Paulinho Abreu deve propor medidas para diminuir o fluxo de pacientes na UPA e otimizar os processos internos, como medida temporária.