Povos indígenas isolados de MT são fotografados em contato inédito

Pelas imagens, foi possível identificar ao menos nove indígenas que vivem em isolamento
Espaço Patrocinado

Um grupo de indígenas isolados foi avistado e fotografado em um contato inédito em uma área remota de Mato Grosso. O registro foi feito por uma equipe da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) durante uma expedição de monitoramento em uma terra indígena localizada no noroeste do estado, próxima à fronteira com o Pará.

Os indígenas apareceram à distância, observando a equipe. As imagens mostram homens adultos, alguns portando arcos e flechas, em trajes tradicionais. Apesar do contato visual, não houve aproximação.

As imagens mostram o momento em que os isolados retiravam machados e facões deixados pela equipe da Funai

Os povos isolados são comunidades que vivem sem contato com a sociedade. Eles habitam regiões remotas e florestadas, e usam métodos tradicionais de caça, pesca e coleta para subsistência.

Cumbuca abandonada por indígenas isolados às margens de igarapé

A expedição tinha como objetivo monitorar possíveis invasões na região e garantir a preservação do território, considerado um dos mais vulneráveis do estado. Segundo a Funai, as terras indígenas em Mato Grosso estão sob pressão crescente devido à expansão da fronteira agrícola e à exploração de recursos naturais.

Agentes da Funai em expedição para monitoramento de isolados na Terra Indígena Kawahiva

O registro foi fruto de uma operação planejada pela Funai, em parceria com lideranças indígenas e antropólogos especializados. O contato ocorreu após sinais de aproximação por parte do grupo.

Espaço Patrocinado
veja também
Homem morre eletrocutado ao dedetizar cabine com ratos em MT
Prefeito Dorner visita Norte Show e acompanha estandes de empresas locais e visitantes
Cinco pessoas morrem em colisão entre carro e carreta na BR-163
Avião vinda do Peru com droga cai em MT após ser interceptado pela FAB
Mãe da bebê encontrada no lixo é presa em Cuiabá