A sucuri-verde encontrada morta em uma rodovia de Porto dos Gaúchos, a 238 km de Sinop, na segunda-feira (06), tinha cerca de 06 metros, sendo a maior já registrada no município, segundo a Secretária de Meio Ambiente. Durante o trabalho de recolhimento, a equipe da Vigilância Sanitária contabilizou mais de 100 filhotes expelidos pela cobra após o atropelamento, número acima da média de filhotes da espécie, que varia entre 40 e 60, segundo especialistas.
De acordo com o fiscal sanitário Josias Campinas, não foi possível contar o número exato de filhotes no local porque alguns estavam esmagados na estrada e outros ainda estavam dentro do corpo da mãe.

A retirada do anima foi realizada pela Vigilância Sanitária com o apoio de um trabalhador que passava pela região e levou cerca de 20 minutos.
O biólogo Henrique Abrahão Charles explicou que a sucuri-verde (Eunectes murinus), considerada a serpente mais pesada do mundo, geralmente tem entre 40 e 60 filhotes por reprodução. “Casos como este são extremamente raros e indicam que, quando a fêmea ultrapassa os 5 metros, ela pode gerar mais que o dobro da média”
Após o recolhimento, a cobra e os filhotes foram levados ao Departamento de Vigilância Sanitária do município. A pele e o crânio do animal serão preservados através de um processo de curtimento e, posteriormente, expostos no museu da cidade. O restante do corpo foi enterrado junto com os filhotes.