O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou em vídeo divulgado nas redes sociais que o governo federal dará suporte à reconstrução do Shopping Popular de Cuiabá, destruído por um incêndio durante a madrugada desta segunda-feira (08).
“Meus companheiros e companheiras de Cuiabá, do nosso querido estado de Mato Grosso, estou recebendo o Ministro Fávaro, que veio me contar uma tragédia que aconteceu de madrugada em Cuiabá”, afirmou Lula.
“Eu sei que a cidade está consternada, que o estado está muito sofrido com isso, e eu sei que o povo que trabalha precisa de perspectiva de vida. Queremos dizer em alto e bom som que vamos ajudar a reconstruir a possibilidade de vocês voltarem a trabalhar com cidadania e dignidade e de forma respeitosa.”

O Shopping Popular de Cuiabá é o maior centro popular de compras do Centro-Oeste, abrigando cerca de 600 comerciantes e 3 mil funcionários. Inaugurado oficialmente em 1995 no bairro Dom Aquino, o local começou a ser ocupado por camelôs em 1990, quando aproximadamente 400 trabalhadores montavam barracas no centro da capital cuiabana.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, também se comprometeu a apoiar a recuperação do shopping.
O incêndio destruiu a estrutura, e os prejuízos ainda não foram contabilizados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o shopping possuía alvará contra incêndios, mas as causas das chamas estão sendo investigadas.
Um vigia relatou que viu a propagação do fogo, tentou controlar o incêndio, mas não conseguiu e acionou o Corpo de Bombeiros.





