Hoje (15), durante um encontro entre o PROCON e a Unesin (União das Entidades de Sinop), o diretor do PROCON, Vilson Barozzi, afirmou que um projeto para a instalação da Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON) em Sinop está em estágio avançado. A Unesin, que representa diversas entidades, entregou um pedido ao PROCON em apoio à instalação da nova estrutura em Sinop.
A instalação da DECON em Sinop é defendida desde abril deste ano com uma indicação do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) na Assembleia Legislativa. O pedido foi motivado pelo prefeito Roberto Dorner e pelo delegado de polícia, Sérgio Ribeiro, devido ao aumento de crimes registrados em Sinop, que subiram de 3,5 mil em 2021 para mais de 8,8 mil em 2023.

Cleyton Laurindo, presidente da Unesin, disse que Sinop tem o trabalho do PROCON para proteger os direitos do consumidor, mas é necessário complementar com a instalação de uma delegacia do consumidor “Nós temos em Sinop uma boa estrutura, um bom trabalho feito no PROCON em relação à proteção dos direitos do consumidor. Ocorre que o PROCON tem uma finalidade mais orientativa, educativa, de harmonização das relações de consumo. E nós precisamos, para complementar essa estrutura, para proteção dos direitos do consumidor, da instalação de uma delegacia do consumidor que é quem efetivamente tem os poderes para investigar e combater os crimes contra o consumidor.”
A Delegacia do Consumidor é um órgão da Polícia Civil que atua na investigação e combate a crimes contra os consumidores, incluindo fraudes, golpes e práticas comerciais abusivas. Diferente do PROCON, que foca na orientação e educação dos consumidores, a DECON possui poderes policiais para investigações. “Quem ganha é Sinop. Nós, enquanto PROCON e Unesin, essa parceria nos engrandece e a sociedade ganha porque a delegacia do consumidor em Sinop, sendo implantada, já está bem adiantado os estudos, os trabalhos estão bem adiantados, só vem a beneficiar,” afirmou Barozzi, diretor do PROCON.





