O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (25) que Thiago dos Santos, diretor de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e indicado por Neri Geller, será demitido. A decisão foi tomada após a anulação do leilão de arroz promovido pela Conab.
A demissão de Neri Geller, que havia sido nomeado secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, foi oficializada na quarta-feira, dia 12, após suspeitas de fraudes no leilão. Geller foi exonerado pelo governo e sua saída foi formalizada no Diário Oficial da União. Thiago dos Santos, indicado por Geller, é acusado de envolvimento em irregularidades na condução do leilão de arroz, onde empresas sem capacidade de entrega foram vencedoras.
Na última sexta-feira (21), o presidente Lula (PT) admitiu que o leilão de compra internacional de 263,7 mil toneladas de arroz foi anulado por “falcatrua de uma empresa”.
Um novo leilão será realizado, mas ainda não tem data. Segundo Fávaro, a AGU (Advocacia-Geral da União) ajudará na elaboração do novo edital para que haja “mais transparência”.





