Alunos das escolas municipais de Sinop estão ajudando as crianças do Rio Grande do Sul, que estão desabrigadas devido às enchentes que afetaram o estado desde o dia 27 de abril. Eles estão escrevendo cartinhas com mensagens positivas, enviando chocolates e brinquedos arrecadados.
A diretora da Escola Municipal Simão Flach, Andrea Canaver, disse que as crianças estão empolgadas em ajudar. Os professores explicaram as enchentes no Rio Grande do Sul e a importância de contribuir. “Os nossos professores aproveitaram o momento para também explicar para as crianças o porquê das enchentes na região, os fenômenos da natureza, depois fomos para a parte humanitária”, conta.

Um aluno de 9 anos da Escola Simão Flach, Leonardo Silva, escreveu em sua carta: “Querido Rio Grande do Sul, vocês são essenciais para o Brasil, vocês vão sobreviver, eu confio e tenho fé, recebam esse presente”.

O projeto foi idealizado quando uma voluntária assistiu a um vídeo de uma pessoa no Rio Grande do Sul distribuindo chocolates e cartas para as crianças. Ela pediu ajuda e muitas pessoas colaboraram. “Coloquei nos grupos e a ideia se espalhou. Pedi ajuda a uma amiga professora, Karol Luz, porque as doações de chocolate passaram de mil barras e faltavam cartinhas escritas à mão, então pedimos mais ajuda,” contou Karla Sgarbi.
A Prefeitura de Sinop está colaborando no transporte das doações até o Rio Grande do Sul e na divulgação da campanha. Alimentos, água, roupas e brinquedos estão sendo recebidos no Centro de Tradições Gaúchas, CTG Sinop.
