A solidariedade de Sinop com o Rio Grande do Sul continua mobilizada. Até esta terça-feira (14), quinze caminhões carregados com doações partiram, e quatro já chegaram ao estado. No total, foram mais de 500 toneladas de suprimentos arrecadados, sendo 200 toneladas de água, além de alimentos, medicamentos, roupas, ração para animais, produtos de higiene e limpeza.
O transporte da ajuda está sendo feito por empresas que disponibilizam carretas para auxiliar na logística de entrega dos suprimentos às áreas afetadas.
Veja o vídeo:
Uma das voluntárias envolvidas, Carina Murer, reforçou a necessidade de enviar roupas de inverno e cobertores, além da urgência de medicamentos, especialmente antibióticos e antivirais. “A gente já mandou duas carretas, com muita roupa de verão para a Defesa Civil armazenar, então, o que precisamos são roupas de inverno, cobertores”.

“Outra coisa que eles estão pedindo é cuia, bomba, erva e até baralho, porque quem está nos alojamentos não tem o que fazer, com as crianças. Então, baralho, jogos educativos, tu esquece um pouco do sofrimento”, disse a voluntária.

Alimentos não perecíveis, ração para animais de estimação e outros itens essenciais continuam sendo prioritários para ajudar as vítimas das enchentes.

O Centro de Tradições Gaúchas em Sinop continuará recebendo doações até o próximo domingo (19), e em seguida, um novo local será definido para receber os suprimentos.

A coordenadora da entidade, Ana Lais, agradeceu a colaboração das pessoas que estão indo ao Centro de Tradições Gaúchas Estância Da Amizade para levar comida e preparar almoços para aqueles que estão ajudando na organização de doações.

O Rio Grande do Sul já registra 148 mortes desde o primeiro temporal em 27 de abril. Quase 540 mil pessoas estão desalojadas, e a Defesa Civil estima que 2,1 milhões foram afetadas, representando cerca de dois em cada dez moradores do estado.





