Vereadores de Sinop aprovaram, durante a sessão de segunda-feira (13), a mudança dos dias das sessões da Câmara até o início do recesso parlamentar, em julho. As reuniões ordinárias costumavam ocorrer às segundas-feiras, às 15 horas. A proposta de alteração obteve a maioria dos votos favoráveis dos vereadores.
Conforme aprovado, as sessões serão realizadas nas seguintes datas: em maio, nos dias 24 (segunda-feira) e 29 (quarta-feira); em junho, nos dias 07 (sexta-feira), 11 (terça-feira), 21 (terça-feira) e 28 (terça-feira); em julho, nos dias 05 (sexta-feira) e 12 (sexta-feira).
O presidente da câmara, Paulinho Abreu (PL), explicou em entrevista que as novas datas foram devido a dificuldades de agenda, especialmente em Brasília. “É uma análise, junto com os demais colegas vereadores, estamos mudando o primeiro semestre até o recesso, que existe uma dificuldade às vezes de agendas em Brasília. A gente está fazendo um teste após o recesso, vamos analisar se foi viável ou não”.

PROJETO SOB CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO
A medida, no entanto, gerou discussões e críticas por parte da oposição.
O vereador Mário Sugizaki (Podemos) afirmou que os vereadores se organizam durante todo o ano de acordo com o calendário das sessões e questionou o motivo da alteração. “A gente que se organiza o ano todo de acordo com as datas das sessões. Não concordo, pra mim, isso aqui mostra que o que está acontecendo é para favorecer alguém, não é possível, pra mim isso daqui é uma palhaçada”.
O vereador Toninho Bernardes (PL) respondeu às críticas, dizendo: ‘Aqui não tem nenhum palhaço, e todos nós fomos eleitos pelo povo para trabalhar de segunda a segunda. Se você não encaixar no seu horário, você não pode trabalhar à disposição do povo’.
O vereador Celio Garcia (MDB) rebateu a oposição enfatizando que está aberto para as sessões em qualquer momento do dia e criticou o vereador da oposição, dizendo: ‘Nunca questionei horário de sessão, pode ser de madrugada, manhã, noite. Sempre falo que a democracia é importante, mas tem alguns questionamentos, que pelo amor de Deus, falar que é palhaçada? É só dialogar com os colegas’.
O vereador Elbio Volkweis (NOVO) questionou a necessidade da mudança, argumentando: ‘Eu acho que todo mundo tem programação da sua vida e coisa para fazer. Concordo em mudar a sessão quando um colega tem algum compromisso, mas estamos mudando a sessão por 2 meses? Mudar todas essas datas sem um dia certo, eu gostaria de saber o porquê’.”
O projeto foi aprovado com 11 votos favoráveis e três votos contrários.





