Enchentes no RS podem afetar o preço do arroz em MT; Entenda

(Foto: Valdinei Malaguti)
Espaço Patrocinado

As enchentes no Rio Grande do Sul estão causando problemas em outras partes do Brasil. Em Mato Grosso, especialmente, as preocupações estão voltadas para o abastecimento de arroz. Desde o fim de abril, o estado gaúcho tem enfrentado fortes temporais e inundações, que estão afetando também outras partes do país.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Arroz (ABIARROZ), o Brasil produz em média 11 milhões de toneladas do cereal por ano. A maior parte da produção do Rio Grande do Sul já foi colhida, porém a crise pode desestimular o próximo plantio, previsto para o mês de setembro.

Embora os supermercados ainda tenham arroz disponível, os consumidores estão comprando mais do que o normal, preocupados com o abastecimento futuro. A maior demanda está refletindo nos preços do arroz em Mato Grosso. De acordo com a Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), a expectativa é que o preço o aumente, mesmo com o anúncio do Governo Federal em importar o cereal.

“Risco de desabastecimento devido aos distribuidores acredito que não vá ter, mas pode haver um desabastecimento no mercado porque as pessoas veem as notícias e levam mais pacotes para casa”, explica David Dias, gerente de uma rede de supermercados.

Enchente em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, em 9 de maio de 2024 (Foto: Carlos FABAL / AFP)

Os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul contabiliza 143 mortos, 131 feridos e 806 feridos, além de 618 mil pessoas fora de casa, conforme dados do boletim da Defesa Civil divulgado no sábado (11). A tragédia já afeta 2,1 milhões de pessoas no estado.”

Espaço Patrocinado
veja também
Empresário morto atropelado por moto é sepultado em Sinop
‘Águas na Comunidade’ chega ao São Cristóvão em Sinop neste sábado
Homem morre atropelado por moto ao tentar entrar em carro em Sinop
Idosa de 85 anos morre após cair ao tentar pegar bolacha em casa em Sinop
Laudo aponta abuso em adolescente assassinada em Cuiabá