Cinco deputados federais de Mato Grosso, Abilio Brunini (PSL), Amalia Fernandes (PSL), José Medeiros (PSD), coronel Fernanda (PL) e coronel Assis (União), assinaram o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, liderado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).
O pedido já conta com o apoio de 122 deputados, dos quais a maioria vem do Partido Liberal (PL). “O pedido já conta com 122 assinaturas, inclusive da base governista”, disse Zambelli em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (20) sediada no Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Para os envolvidos no pedido, a fala de Lula se enquadraria em crime de responsabilidade contra a existência política da União por “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
O pedido foi motivado pelas declarações de Lula, que comparou os ataques em Gaza ao Holocausto, o que gerou uma crise diplomática entre Brasil e Israel.
O processo, que conta com o apoio de 121 parlamentares, aguarda o aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para dar continuidade ao trâmite.





