Mães de estudantes na zona rural de Sinop fizeram uma manifestação na Câmara Municipal na segunda-feira (27), contra uma decisão da Diretoria Regional da Educação (DRE) de Sinop. A medida, que direciona os alunos que usam o transporte escolar da linha Quarta Parte a fazerem a matrícula apenas na Escola Rene Menezes, localizada no bairro Camping Club, gerou protestos.
Os pais criticam a alteração na linha sem consulta e questionam a decisão de matricular os filhos exclusivamente no Camping Club, contestando a lógica da mudança. A notificação para o próximo ano alega melhorias no tráfego, redução no tempo de percurso e aumento de vagas na zona urbana, mas os pais argumentam que os alunos agora percorrerão uma distância maior até o Camping Club.
“Não tem justificativa, porque o percurso será o mesmo. Ao invés de descerem em Sinop, vão subir até o Camping Club, e a distância será ainda maior do que estão percorrendo agora”, afirmou Daiane Silva, mãe de um aluno.

Os pais ainda compartilharam conversas que mostram uma abordagem insensível da DRE: “se parmanecer no Djalma, esteja ciente que ficara sem transporte” Além disso, eles criticam as condições precárias dos ônibus escolares, mencionando a falta de segurança.

Em resposta ao protesto, Célio Garcia, líder do prefeito na Câmara, disse que buscará esclarecer os motivos por trás da mudança. ‘Nós tomamos conhecimento agora recém e vamos procurar providências, ouvir o porquê dessa decisão e tentar minimizar essa situação para que essas mães possam ficar mais tranquilas e levar os filhos para a escola que gostariam’.





