Maior operação da história de Sorriso prende 50 integrantes de facção criminosa

Terceira fase de operação Recovery deflagrada nesta quinta - foto: assessoria
Espaço Patrocinado

A terceira fase da Operação Recovery, deflagrada nesta quinta-feira (09), contra crimes de associação para tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, resultou na prisão de 50 membros de uma facção criminosa, conforme divulgado pelas forças de segurança nesta sexta-feira (10).

Segundo informações da Polícia Civil, o objetivo era executar 195 ordens judiciais, entre mandados de prisão, busca e apreensão, bem como apreensão de menores. Além das prisões, a polícia apreendeu R$ 2,2 milhões, substâncias ilícitas, duas armas de fogo, munições e aparelhos celulares. A ação contou com a participação de mais de 500 policiais civis e é considerada a maior da história de Sorriso.

Os mandados também foram cumpridos em Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, e nas cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.

policiais prenderam 50 integrantes de facção criminosa – foto: assessoria

Fases da Operação

As investigações apontam o envolvimento de uma facção criminosa na onda de homicídios qualificados na região. Nos primeiros meses de 2023, o número de assassinatos no município quadruplicou, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Na primeira fase da operação, em março deste ano, foram cumpridos 94 mandados judiciais, com apreensão de veículos e bloqueio de até R$ 1 milhão. Na segunda fase, a operação executou sete ordens judiciais de prisão e busca contra envolvidos em homicídios nas cidades de Ipiranga do Norte (MT), Macaé e Rio de Janeiro (RJ), incluindo um dos líderes da facção criminosa.