Médica receita medicamento suspenso pela Anvisa para paciente de 1 ano em Sinop

(Unidade de Pronto Atendimento) Sinop - reprodução
Espaço Patrocinado

A família de uma criança de 1 ano e 4 meses descobriu que um dos medicamentos receitados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Sinop para tratar cólicas abdominais do bebê foi suspenso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na receita, a médica prescreveu Buscopan Composto Gotas, medicamento usado contra dores e cólicas, que foi retirado das farmácias em 2017 por um estudo de estabilidade.

O caso ganhou conhecimento após a prefeitura emitir uma nota confirmando o erro do receituário. O comunicado foi emitido depois da família reclamar que apenas 1 dos 4 remédios receitados pela médica estavam disponíveis na distribuição gratuita da farmácia popular.

Na nota, a prefeitura afirma que não falta nenhum medicamento na distribuição gratuita, mas que o Buscopan está suspenso, e que os demais medicamentos prescritos pela médica não fazem parte da lista de distribuição.

O atendimento ocorreu no dia 01 de setembro. O bebê deveria tomar 11 gotas do remédio a cada seis horas contra cólicas abdominais. O único medicamento gratuito encontrado pela família foi dipirona 500mg/ml.

Confira a nota na íntegra no final da reportagem.

Atualização 21/09 às 17h29m

A Prefeitura de Sinop emitiu um novo comunicado nesta quinta-feira (21) informando que um dos medicamentos apontados pela paciente, como não contido no estoque, pode ser substituído por um simular, com o mesmo princípio ativo.

Em nota, a prefeitura ressaltou que o Buscopan Composto Gotas consta como medicamento suspenso através de determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que os demais medicamentos descritos na receita médica do paciente não fazem parte da lista da Relação Municipal dos Medicamentos.