Governo vai recorrer a decisão que impede destruição de maquinários usados em crimes ambientais em MT

maquinários que eram usados em exploração ilegal de madeira em MT - arquivo
Espaço Patrocinado

A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) pretende recorrer a decisão judicial que proíbe a destruição de maquinários apreendidos em operações contra crimes ambientais. A proibição foi determinada pelo juiz da 6ª Vara Civil de Sinop, Mirko Giannotte, na última sexta-feira (18).

Na decisão, o magistrado acatou o pedido feito por três advogados de Sinop que consideraram ‘desproporcional’ a ação que resultou na queima de seis maquinários, durante uma fiscalização em uma fazenda em Marcelândia, no início deste mês.

máquinas usadas para extração ilegal de madeiras foram destruídas durante operação da Sema-MT _ arquivo

O juiz fez duras críticas as medidas tomadas e defendeu os produtores rurais chamando de ‘heróis da resistência’. “O povo do Médio Norte e Nortão de Mato Grosso são ‘filhos’ do ‘integrar para não entregar'”, disse.

O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, titular da 6ª Vara de Sinop (MT)_ Imagem: Reprodução/Facebook/Mirko Vincenzo Giannotte

Em nota, divulgada hoje, a Secretaria do Meio Ambiente disse que destruiu 3,4% do total de 1.113 máquinas e veículos apreendidos entre 2020 e 2023.

No caso citado de Marcelândia, a pasta informou que os maquinários foram queimados por causa da prática de reincidência no delito.

 

Publicidade – clique para atendimento