Dados do Novo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que Mato Grosso criou 3.350 novos postos de trabalho com carteira assinada, em maio deste ano. Isso representa uma queda de 16,83% se comparado ao mês de abril, quando 4.028 novos postos foram criados.
Segundo um levantamento feito pelo IPF-MT/Fecomércio (Instituto de Pesquisa e Análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso), os setores que mais possuem colaboradores com carteira assinada são o de serviços, com 295,4 mil, e o de comércio, com 235,5 mil.
Somadas, essas duas áreas representam 61% do estoque geral do estado. Entre abril e maio, os grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram os seguintes saldos:
Indústria: 1.009 postos;
Agropecuária: -352 postos;
Serviços: 926
Comércio: 519
Consta ainda nos dados do Cadeg que, por mais que o setor agropecuário tenha sido o único a apresentar saldo negativo no mês de maio, o índice foi o mais baixo quando comparado com os dois meses anteriores, quando a categoria registrou saldos de 1.272 desligamentos em abril, e 4.379 demissões no mês de março, ou seja, foram três meses consecutivos de retração para o setor.
Já no cenário nacional, o número de contratações foi de 155,27 mil empregos com carteira assinada em maio deste ano, o que foi 14,42% menor do que o somado em abril.