Cinco bebês morreram infectados pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. As mortes ocorreram em um intervalo de cinco dias, entre 16 e 21 de fevereiro.
Os bebês estavam internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, que atende recém-nascidos, mas a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que eles foram infectados antes da internação.
Segundo a SES, os cinco bebês chegaram através de outras unidades de saúde, não geridas pelo estado, já infectados pela bactéria. A nota não informa em quais hospitais as crianças estavam.
“Todos os medicamentos necessários para o tratamento da infecção foram disponibilizados pelo hospital. Os leitos ocupados pelos pacientes infectados foram bloqueados, desinfectados e já estão em pleno funcionamento”, diz trecho da nota.
O governo informou que iniciou o processo de contenção da infecção com apoio do CRM-MT (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A Polícia Civil informou que não houve registro oficial das mortes ocorridas no hospital.