A prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou um projeto de recuperação da área queimada na Reserva R2, local conhecido por ter uma lagoa com tonalidade azul. Cerca de 12 hectares foram consumidos pelo fogo na última quarta-feira (16).
De acordo com a secretária, Ivete Mallmann, reuniões foram realizadas com entidades e organizações para revitalização da área devastada. “É uma área de conservação e justamente por isso, a preocupação com a restauração da fauna e da flora. É importantíssimo, é um espaço onde a gente precisa trabalhar a restauração”.
Segundo a Secretaria, o fogo foi provocado após visitação de pessoas no local. A suspeita é que uma fogueira foi acesa e as chamas se espalharam.
“Nesse caso é um incêndio criminoso, a gente tem alertado a população, a R-2 não é um espaço para acampamento, não é um local para que as pessoas tomem banho na lagoa azul né, conforme foi propagado em algumas redes sociais, esse é um local de preservação da biodiversidade”, advertiu a secretária.
