Concessionária de energia é condenada a pagar 300 salários mínimos por morte de bebê em MT

Ana Elisa Romero foi atingida por fio de alta tensão e morreu eletrocutada — Foto: Pinguinho Decorações/Reprodução
Espaço Patrocinado

A Justiça de Mato Grosso determinou que a concessionária de Energia de Mato Grosso, Energisa, pague R$ 363,6 mil em indenização aos pais de Ana Elisa Romero de Souza, de 8 meses de idade, que morreu após um fio de alta tensão escapar de um poste e a atingir na calçada.

O caso ocorreu em Rondonópolis no dia 26 de abril de 2020.

Em nota, a Energisa afirmou que vai recorrer da decisão por entender que o acidente foi causado por fator externo à operação. (Leia a nota na íntegra no final desta reportagem)

Na decisão, a juíza da 3ª Vara Cível de Rondonópolis, Milene Aparecida Pereira Beltramini, disse que não ficou comprovado que foi uma linha com cerol que rompeu o fio de alta tensão, conforme alegado pela concessionária de energia.

A magistrada afirmou que, com toda certeza, a Energisa possui controle rigoroso de todos os cabos que mantêm instalados pelas cidades e poderia comprovar por perícia que o cabo fora efetivamente rompido por uma linha de cerol.

“A prova, aliás, no meu entender, seria bastante simples, e a requerida, responsável objetivamente, no caso, deveria ter tido maior interesse em produzi-la. Contudo, nenhum elemento de prova trouxe aos autos para dar azo as suas argumentações”, disse.

A juíza diz que houve negligência por parte da concessionária de energia ao não realizar a manutenção adequada do cabo de transmissão que acabou originando o acidente e pela ausência de sinalização de segurança.

Com isso, a magistrada condenou a empresa ao pagamento de R$ 363,6 mil, o equivalente a 300 salários mínimos.

 

O caso

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Ana Elisa Romero estava com a mãe e a avó na frente de casa enquanto crianças soltavam pipa na rua.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, após o brinquedo enroscar na fiação, as crianças tentaram puxá-la, mas acabou causando curto circuito e um dos fios se rompeu e caiu encima das pessoas que estavam reunidas na calçada da casa. A bebê morreu ainda no local do acidente.

Equipe dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e encaminharam outras vítimas para atendimento médico. Já o corpo da bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Espaço Patrocinado
veja também
Empresário morto atropelado por moto é sepultado em Sinop
‘Águas na Comunidade’ chega ao São Cristóvão em Sinop neste sábado
Homem morre atropelado por moto ao tentar entrar em carro em Sinop
Idosa de 85 anos morre após cair ao tentar pegar bolacha em casa em Sinop
Laudo aponta abuso em adolescente assassinada em Cuiabá