Casal gay de detentos se casam em Mato Grosso

Foto: TJMT
Espaço Patrocinado

Um casal de detentos gays se casou, na última semana, na Penitenciária Major Elder Sá, conhecida como ‘Mata Grande’ em Rondonópolis. A união aconteceu por meio da ação ‘Ala Aquarela’, que efetiva o direito de casar as pessoas privadas de liberdade, cujo relacionamento tenha iniciado na unidade.

Para a concretização da união, os noivos tiveram o apoio de toda a comunidade. O casamento foi realizado de forma gratuita e houve doação de itens para os trajes. A maquiagem e o cabelo ficaram a cargo dos próprios detentos inscritos no programa.

Casamento homoafetivo entre presos é realizado em penitenciária de Rondonópolis (MT) pela 1ª vez — Foto: TJMT

Após a cerimônia, os noivos foram conduzidos à penitenciária para uma celebração com os reeducandos da Ala Aquarela, com bolos, doces e salgados feitos na padaria da unidade.

O casamento foi registrado no Cartório do 2° Ofício de Rondonópolis e teve a participação de 21 pessoas.

BOMDIAMT+

Para a primeira união homoafetiva da ‘Mata Grande’, a ‘Amor Sem Grades’ realizou três encontros pré-nupciais com o setor jurídico, social, enfermagem e psicologia da unidade, abordando assuntos como as questões legais do casamento, regime de bens, direito sucessório, patrimônio, mudança de nome, comunicação, relacionamento interpessoal, resolução de conflitos, empatia, orientações de saúde e exames necessários antes do enlace.

Ações como a Ala Aquarela vão ao encontro da Resolução Nº 348 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reconhece e promove políticas públicas para a identificação de gênero no sistema prisional.

Foto: TJMT

 

Espaço Patrocinado
veja também
Empresário morto atropelado por moto é sepultado em Sinop
‘Águas na Comunidade’ chega ao São Cristóvão em Sinop neste sábado
Homem morre atropelado por moto ao tentar entrar em carro em Sinop
Idosa de 85 anos morre após cair ao tentar pegar bolacha em casa em Sinop
Laudo aponta abuso em adolescente assassinada em Cuiabá