Vinte trabalhadores foram resgatados em condições degradantes em uma fazenda no município de Nova Maringá, a 282 km de Sinop. A operação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Polícia Federal.
Entre as vítimas está um adolescente de 17 anos. Eles foram contratados pela empresa T.F. Zimpel, que pertence a Taiany Franca Zimpel. Ex-miss Mato Grosso e modelo reconhecida em concursos de beleza, Taiany também atua no ramo madeireiro da família.

Nas redes sociais, ela divulga a venda de madeira e lenha. Mas, na prática, os trabalhadores viviam em condições precárias: sem água potável, sem banheiro e sem equipamentos de segurança. Dormiam em barracos improvisados, dividindo espaço com tambores de óleo e combustíveis.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, houve relatos de intimidação com armas e restrição da liberdade de locomoção. A empresa e os proprietários da fazenda foram responsabilizados e terão de pagar R$ 418 mil em verbas salariais e rescisórias. Também firmaram um Termo de Ajuste de Conduta, com multa em caso de novas violações. Além disso, foram condenados ao pagamento de R$ 1 milhão por dano moral coletivo.
Essa não é a primeira vez que a família Zimpel aparece em denúncias do tipo. Em 2004, Elton Renato Hollenbach Zimpel, pai de Taiany, já havia sido alvo de fiscalização que resgatou 13 trabalhadores em situação semelhante.
O Brasil de Fato tentou contato com os envolvidos, mas não obteve resposta.





