Duas pessoas foram diagnosticadas com sarampo em Primavera do Leste na última terça-feira (23), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O estado não registrava casos da doença desde 2020.
Segundo a SES, os pacientes estão em situação estável e a situação está sob controle. A secretaria informou que as pessoas infectadas não tinham histórico de vacinação e haviam feito uma viagem recente à Bolívia, onde tiveram contato com casos confirmados de sarampo. Em 2024, Mato Grosso registrou 63 notificações de casos suspeitos. Conforme a SES, desse total, 48 foram descartados, 13 continuam em investigação e dois foram confirmados.
Em resposta aos casos, a Prefeitura de Primavera do Leste ampliou a vacinação contra o sarampo, aumentando os pontos de atendimento e mobilizando equipes.
Em agosto, o Ministério da Saúde autorizou a aplicação da “dose zero” para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias em 142 municípios de Mato Grosso. A medida, conforme a pasta, visa proteger bebês diante do risco de reintrodução do vírus, especialmente em estados de fronteira com países onde a doença voltou a circular, como a Bolívia.
De acordo com as autoridades de saúde, os sintomas do sarampo incluem febre alta, coriza, manchas brancas na boca, tosse seca, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo.





