A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está investigando a morte de seis macacos-prego no Parque Florestal do município. O local foi fechado temporariamente desde a última sexta-feira (9), como medida de segurança.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, cinco animais foram encontrados já sem vida e dois ainda com sinais vitais. No entanto, um deles não resistiu e morreu horas depois. O outro segue em tratamento e deve ser devolvido à natureza em breve.
A principal suspeita, segundo a médica veterinária da UFMT, Elaine Dione, é de envenenamento. Ela explica que o fechamento do parque é uma precaução para evitar riscos à saúde pública.
A veterinária também alertou para o hábito da população de alimentar os animais, o que acaba alterando o comportamento da fauna local. Segundo ela, os bichos começam a sair do habitat natural em busca de comida, o que pode colocá-los em perigo.
Além da equipe da prefeitura e da veterinária, os biólogos Cristiane Cesco Diel e Rafael Arruda também acompanham o caso. Os resultados dos exames laboratoriais vão confirmar a causa das mortes.
A previsão é que o parque continue fechado por até 60 dias, até a conclusão das análises.





