Sinop ganha Sítio Pesqueiro Estadual para fortalecer turismo e economia

foto: Juninho Poyer/Assessoria ALMT
Espaço Patrocinado

O prefeito Roberto Dorner comemorou a sanção da Lei 13.012, que cria o Sítio Pesqueiro Estadual de Sinop, no alagado da Usina Hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires. A lei é de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e foi aprovada pelo Governo do Estado.

“Nós ficamos muito felizes com essa sanção, porque fortalece o nosso turismo, dando vida aos nossos hotéis, aos nossos restaurantes e ao nosso comércio. Portanto, agradecer ao deputado Dilmar Dal Bosco por esse bonito projeto, que também contou com o apoio da prefeitura, elaborado para que a região nossa crescesse mais no turismo, e agradecer também ao nosso governador pela sanção”, disse Dorner.

O objetivo do sítio pesqueiro é incentivar o turismo e, ao mesmo tempo, proteger os rios e peixes da região. Nessas áreas será permitido fazer pesca esportiva, científica, de subsistência e até criação de peixes, mas sempre de forma controlada e dentro da lei.

Segundo a diretora de Turismo da Prefeitura, Leidiane Viegas, o projeto foi construído junto com pescadores, guias de pesca, polícia ambiental, associações e especialistas em peixes. “Esse esforço coletivo demonstra o compromisso da gestão municipal em alinhar desenvolvimento econômico com conservação ambiental, posicionando Sinop como referência regional na gestão responsável de seus recursos hídricos e turísticos”, explicou.

Ela destacou ainda que os sítios pesqueiros não serão áreas fechadas, mas sim espaços que podem ser usados pelas comunidades locais, com regras que garantem a preservação da natureza. “A implantação e regulamentação dos sítios pesqueiros em Sinop é uma iniciativa estratégica que garante a proteção dos nossos rios e da ictiofauna nativa, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades de experiências únicas para visitantes que buscam a pesca esportiva, o turismo ecológico e científico. Essa ação representa um passo importante criando novas possibilidades de geração de renda, pesquisa e desenvolvimento social”, acrescentou Viegas.

foto: Juninho Poyer/Assessoria ALMT

O deputado Dilmar Dal Bosco ressaltou que o lago da UHE Sinop tem uma grande variedade de espécies, como tucunaré, matrinxã, pacu, tambaqui e até pirarucu, o que torna a região ideal para a pesca esportiva. “O Sítio Pesqueiro de Sinop nasce como um espaço que une preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Nosso objetivo é incentivar a prática do pesque e solte, garantindo sustentabilidade e fortalecendo o turismo regional. Estamos aproveitando o potencial natural do Teles Pires para gerar oportunidades e renda para nossa população”, afirmou.

Além de Sinop, também foram criados sítios pesqueiros em Paranaíta (Lei 13.013/25) e Nortelândia (Lei 13.011/25). “Esses sítios pesqueiros irão movimentar pousadas, restaurantes e o comércio local, gerando oportunidades reais para moradores e visitantes. A piscicultura familiar e o manejo sustentável se tornam ferramentas estratégicas para inclusão econômica e preservação ambiental”, disse Dal Bosco.

Para o deputado, os projetos vão abrir caminho para novos investimentos em hotéis, guias de pesca e pacotes turísticos. “Mais do que uma política ambiental, essas leis representam um novo vetor de desenvolvimento para os municípios. É uma oportunidade de transformar vidas, gerar renda e garantir um futuro sustentável para a pesca e o turismo em Mato Grosso”, concluiu.