Os moradores da comunidade rural Gleba Mercedes V, a 70 km de Sinop, receberam, nesta terça-feira (12), 100 óculos de grau. A entrega foi no pavilhão da Comunidade Católica São Marcos e é resultado dos atendimentos realizados no Mutirão Rural, em 27 de maio.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Sinop, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e parceiros.
Segundo o diretor de Agricultura de Sinop, Luis Paulo, “a comunidade da Gleba Mercedes foi contemplada com várias ações em parceria. A Prefeitura Municipal, por meio de todas as secretarias, esteve presente com o Sindicato Rural e com o Senar desenvolvendo esse trabalho na comunidade para levar atendimentos aos pequenos produtores rurais sem que eles precisassem ir até a cidade”.
A moradora Lídia dos Santos disse que o mutirão trouxe benefícios para a zona rural. “Esse projeto do mutirão é muito bom e só vem a agregar valor na vida do agricultor familiar, porque muitas vezes, para sairmos daqui e ir até Sinop, já gera um custo maior. Essa parceria e sensibilidade de trazer atendimentos para nós é muito importante e gratificante. No meu caso, somos três pessoas que recebemos os óculos e meu pai foi diagnosticado com a íris rompida durante a consulta do mutirão. Se esse médico não tivesse vindo aqui, não iríamos ficar sabendo”.
No mutirão, a comunidade recebeu atendimentos odontológicos e oftalmológicos, além de corte de cabelo, consultas médicas, vacinação, testes rápidos, emissão de documentos, atualização do Cadastro Único e orientações sociais.
Também foram oferecidos balcão de empregos, atualização de estoque de rebanho, atendimento do Conselho Estadual das Revendas de Produtos Agropecuários de Sinop (Cearpa), atualização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e informações sobre crédito rural.





