UNESIN leva reivindicações de Sinop à Nova Rota do Oeste sobre obras na BR-163

Reunião entre UNESIN e Nova Rota do Oeste em Cuiabá (foto: divulgação/assessoria)
Espaço Patrocinado

A União das Entidades de Sinop (UNESIN), que reúne 30 entidades da sociedade civil organizada do município, esteve em Cuiabá, capital de Mato Grosso, para uma reunião de trabalho com a Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela BR-163 e pelas obras de duplicação da rodovia.

A comitiva foi acompanhada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco e contou com a presença do presidente da UNESIN, Cleyton Laurindo, do diretor consultivo Carlos Henrique Fonseca e da diretora executiva Daniela Melhorança. Eles se reuniram com o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho dos Santos, o presidente da concessionária, Luciano Uchoa Carneiro da Cunha, e o gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Roberto Madureira.

Durante o encontro, a UNESIN entregou uma lista com 14 demandas, que foram amplamente debatidas com os representantes da concessionária. As propostas foram apresentadas como contribuição para que a duplicação da BR-163 atenda aos interesses do desenvolvimento econômico e social de Sinop. Um dos principais pedidos foi a criação de um projeto eficiente de reorganização do tráfego, com redução de impactos por meio de sinalização adequada e ampla divulgação sobre os pontos de intervenção e rotas alternativas.

Representantes da UNESIN em agenda na capital

A presidência da Nova Rota do Oeste agradeceu as sugestões e se comprometeu a avaliar cada ponto apresentado, prometendo dar uma resposta no menor tempo possível, a fim de evitar atrasos nas obras e garantir o cumprimento dos prazos previstos.

Entre os pedidos feitos pela UNESIN estão: a inclusão de viadutos nas avenidas dos Tarumãs e das Palmeiras; duplicação das faixas de pista nos viadutos do Trevo Central e do bairro São Cristóvão; alargamento da passagem inferior do Viaduto Central com pistas duplicadas nos dois sentidos; criação de ciclovias nas laterais da BR-163 no perímetro urbano e entre a Praça da Bíblia e o Shopping Sinop; elevação da categoria da unidade de socorro de Sinop, com UTI móvel e equipe médica; eliminação da mini-rotatória em frente à empresa Todimo, redirecionando o fluxo à rotatória do Shopping; manutenção da mão dupla nas ruas Colonizador Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho; fechamento dos valetões às margens da rodovia; melhoria na iluminação do trecho urbano e vias marginais; plano de manejo para supressão de árvores; e disponibilização periódica de cronogramas atualizados das obras, além da manutenção de canais de diálogo com a sociedade civil organizada.

A UNESIN é formada por trinta entidades, entre elas: ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop), ACRINORTE, ADESIN, AELOS, AENOR/MT, AMS, APAE, APAMS, ARQNORTE, ASCCONT, ASCL, Associação Floresta Urbana, Hotéis de Sinop Convention & Visitor Bureau, CODENORTE, COOTRANSNOP, EMBRAPA, EMPAER, Fundação de Saúde Comunitária, Lions Club, Lojas Maçônicas, Mitra Diocesana, OAB – 6ª Subseção, OMES, REFECCS, Rotary Club, SEBRAE, Sindicato Rural, SINDUSMAD, UFMT (Campus Sinop) e UNEMAT (Campus Sinop).